quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Ásia


Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população. Ocupa um terço das terras de todo o nosso planeta e abriga três quintos da população total do mundo. A Ásia limita-se a oeste com a África e com a Europa, e a leste com o oceano Pacífico. O extremo norte do continente fica no oceano Glacial Ártico. Mas no Sul, a Ásia termina na região quente dos trópicos, perto da linha do equador.
Nenhum continente se iguala à Ásia na variedade de aspectos naturais. Na Ásia encontram-se algumas das montanhas mais altas do mundo; os rios mais longos; os maiores desertosplanícies e platôs; as selvas e florestas mais densas. O ponto mais alto e o mais baixo fica na Ásia. O monte Everestponto culminante, fica a 8 848 m acima do nível do mar; ao longo da fronteira entre o Nepal e o Tibet. As costas do mar Morto, as terras mais baixas do mundo, ficam a 396 m abaixo do nível do mar, na fronteira entre Israel e Jordânia.
Dentre os 49 países da Ásia encontram-se algumas das maiores e menores nações do mundo, tanto em área como em população. A Rússia, situada parcialmente na Europa, mas principalmente na Ásia, é quase tão grande como os Estados Unidos e o Canadá juntos. Mas três nações asiáticas — Bahrein, Cingapura e Maldivas — caberiam dentro da ilha de Marajó. A população da China ou da Índia é maior do que as populações da América do Norte e América do Sul somadas. Mas cerca de dois terços dos países asiáticos tem uma população inferior à da Grande São Paulo.
As nações da Ásia têm diversos sistemas políticos. Os comunistas governam a China e alguns outros países. A Arábia Saudita e a Tailândia, por exemplo, são governados por reis. Os xeques controlam Bahrein, Catar e os Emirados Árabes Unidos. Dentre as nações asiáticas que seguem os princípios democráticos, encontram-se Israel e Japão. Líderes militares assumiram o controle de muitos países asiáticos em períodos conturbados. Os sultões de nove estados da Malásia se revezam no cargo de chefe supremo da nação.
A população da Ásia é tão variada quanto tudo o que diz respeito ao continente. O povo difere enormemente em genealogia,costumeslínguascrenças religiosas o modo de vida.
civilização da Ásia começou há 4 mil anos, aproximadamente, muito antes de haver começado no ocidente, em termos deeconomiacultura e desenvolvimento científico. Os asiáticos fundaram as primeiras cidades, estabeleceram os primeiros sistemas deleis e foram os primeiros agricultores e comerciantes. Os asiáticos inventaram a escrita e criaram as mais antigas literaturas. Os fundadores de todas as principais religiões do mundo foram asiáticos: BudaConfúcioJesus Cristo e Maomé. Os asiáticos também inventaram o papel, a pólvora, a bússola e o tipo móvel.
Durante o século XVI d.C., a economia da Ásia entrou em declínio, enquanto o ocidente progredia rapidamente. As nações da Europa Ocidental conquistaram grande parte do território asiático entre os séculos XVI e XIX.
A defasagem econômica entre a Ásia e o ocidente aumentou ainda mais durante o período da colonização europeia. Os europeus e os norte-americanos desenvolveram o sistema de fábricas e começaram a se utilizar de maquinaria e de outros recursos na agricultura. Isto possibilitou a criação de novos empregos, o aumento da produção, e a melhoria do nível de vida. Mas a maioria das nações asiáticas não teve grande desenvolvimento industrial. Permaneceram países agrícolas, e seus agricultores usavamferramentas, manuais e métodos antiquados.
Ao mesmo tempo, a explosão populacional — que ainda está ocorrendo — aumentou incrivelmente a população da Ásia como do ocidente. Mais e mais alimentosempregosescolas, além de outras coisas básicas, tornavam-se necessários à medida que a população aumentava. O ocidente, devido a seu desenvolvimento econômico, teve mais recursos do que a Ásia para enfrentar os problemas causados pela explosão demográfica.
Quase toda a Ásia colonial conquistou sua independência em meados do século XX. Desde então, muitos asiáticos têm trabalhado para elevar o padrão de vida, incentivando a indústria, aagricultura, e diminuindo o crescimento populacional. As disputas políticas têm dificultado essa tarefa. Depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Ásia se tornou o centro das lutas entre países comunistas e não comunistas. Em muitas nações asiáticas, a luta teve início, quando os comunistas quiseram ocupar o governo do novo país independente. Além disso, outras disputas não relacionadas com os comunistas provocaram brigas entre diversos grupos na Ásia. Sendo assim, a Ásia, quase ininterruptamente, enfrenta guerras e ameaças de guerra enquanto tenta resolver todos os problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário